sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Escola Técnica

História da Escola Técnica

A Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, foi criada em 1869 e pertencia à antiga Colônia Alemã de Curitiba; seus fundadores Gottlieb Mueller e Augusto Gaertner eram sócios do Verien Deutsche Shule. Até 1914, o estabelecimento chamou-se Escola Alemã, depois Colégio Progresso.

Em 1941, a então Academia Comercial Progresso, foi adquirida pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, sendo autorizada a funcionar sob a denominação Escola Técnica de Comércio anexa à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.

Em 22 de janeiro de 1974, o Conselho Universitário decidiu integrá-la a UFPR como órgão suplementar e a partir de 1986, ela passou a ser denominada Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná.

A partir de 14 de dezembro de 1990, ao aprovar a reorganização administrativa da UFPR, o Conselho Universitário alterou a sua denominação para Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná, vinculando-a à Pró-Reitoria de Graduação e em novembro de 1997, por decisão deste mesmo conselho foi classificada como unidade da UFPR.

Escola Alemã

A Escola Alemã que fora criada com a finalidade declarada de preservar a religião, no transcorrer do tempo, começou a mudar a orientação filosófica, passando a incentivar de forma explícita a preservação dos valores da cultura alemã, enfim, do “espírito alemão”. Este sentimento era manifestado nos festejos e comemorações patrocinados pela escola. O ensino ministrado traduzia a orientação filosófica da escola; os conteúdos das disciplinas eram impregnados do chamado espírito alemão.
Segundo o Relatório da Escola enviado ao Governo do Paraná em 1895, a Escola Alemã tinha por objetivo, “mediante a língua materna, prestar a educação no gênio da antiga pátria, sem perder de vista que os meninos nascidos nesta terra hão de ser cidadãos brasileiros”. Muito embora a comunidade tivesse consciência de que suas crianças seriam cidadãs brasileiras, o mais importante era garantir uma educação escolar segundo seus moldes e necessidades.
Durante o período de criação da Escola Técnica (Escola Alemã), é fato que a educação era prioridade de somente algumas pessoas, geralmente os mais ricos é que podiam ter o privilégio de estudar. Já a classe mais desfavorecida, ficava fora deste quadro, uma vez que crianças alemãs e até de outras nacionalidades tinham que ajudar seus pais nas plantações e serviços domésticos.

Colégio Progresso


O Colégio Prog
resso inicia-se em 1915, uma data um pouco conturbada, uma vez que o mundo vivia o drama da Primeira Guerra Mundial, fazendo parte do conflito a Alemanha.
A guerra ocorreu entre a Tríplice Entente (liderada pelo Império Britânico, França, Império Russo e Estados Unidos) que derrotou a Tríplice Aliança (liderada pelo Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), e causou o colapso de quatro impérios e mudou de forma radical o mapa geo-político da Europa e do Médio Oriente.
(O resto do texto fala sobre a guerra mundial, mas isso não vem ao caso).



Nenhum comentário: